Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

ALGUNS FACTOS INTERESSANTES (E ALEATÓRIOS) SOBRE BALANÇAS E PESAGEM

Gosta de descobrir novos factos interessantes – e aleatórios? Nós também! Por isso, como especialistas em pesagem, fizemos uma lista com alguns factos sobre balanças.

Na Balanças Marques, somos pela ciência e pelo conhecimento. E somos também apaixonados por pesagem e por balanças. Portanto, reunimos essas duas partes de nós e partilhamos consigo alguns factos interessantes (e aleatórios) sobre este tema:

1. A balança é um dos artefactos mais antigos alguma vez encontrados.
Sabia que a balança mais antiga alguma vez encontrada data de cerca de 2000 AC e veio do Vale do Rio Indo, na Ásia?
Mas, hoje, acredita-se que a origem das balanças seja muito anterior. Há quem estime que possam mesmo existir desde 5000 AC. Começaram por ser instrumentos mecânicos, feitos em madeira e com dois pratos e eram utilizadas pelos Romanos e no Antigo Egípcio, sobretudo para transações comerciais. Mas, ao longo dos séculos, as balanças evoluíram, ganharam novas funções e transformaram-se nas balanças digitais e altamente tecnológicas que conhecemos agora.

2. O peso varia de acordo com a localização geográfica.
Pois, por esta não esperava. Mas a verdade é que o número na sua balança pode variar de acordo com a sua localização geográfica.
Porquê? Porque a medição do peso está diretamente relacionada com a gravidade. E esta propriedade não é igual em todos os lugares do planeta. A gravidade varia conforme a distância ao centro da Terra, podendo sofrer ligeiras alterações de acordo com a altitude e a latitude do local onde se encontra. Portanto, as balanças devem estar calibradas de acordo com a zona geográfica onde vão ser utilizadas para não correr o risco de ter um peso diferente em países diferentes.  

3. As balanças são usadas em áreas muito diversas.
Se calhar nunca pensou muito sobre isto. Mas a verdade é que a pesagem está sempre presente no seu dia-a-dia. Porque as balanças são usadas nas áreas mais diversas.
Está a ver aquele bolinho caseiro que fez no fim de semana? Provavelmente, usou a sua balança de cozinha para medir a quantidade de açúcar. E esse pacote de açúcar que utilizou foi também pesado, ainda na fábrica, para garantir que traz a quantidade indicada na embalagem. E, antes de chegar até si, provavelmente esse mesmo pacote foi transportado num camião ou num avião que, sim, também foi pesado. E, agora, depois de acabado, pode fazer-se notar no seu peso na balança de casa de banho ou na balança do consultório médico.  Ou seja, a pesagem está mesmo em todo o lado – desde a indústria à saúde, passando pela culinária e pelos transportes. 

Agora que já descobriu alguns factos interessantes – e completamente aleatórios – sobre balanças e sobre pesagem, já pode ser considerado um aprendiz na nossa área. Mas para chegar ao nível de expert e conseguir um 100% no nosso quiz sobre pesagem, tem de explorar o blog da Balanças Marques e aprender tudo o que há para saber relativamente a conceitos, dicas e outros assuntos. Vamos a isso?
 

ALGUNS FACTOS INTERESSANTES (E ALEATÓRIOS) SOBRE BALANÇAS E PESAGEM