Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

DESAFIOS DE PESO: O CASO DA FERPINTA

Na Balanças Marques, nunca dizemos que “não” a um bom desafio. Portanto, quando a Ferpinta nos apresentou um novo projeto, capaz de nos pôr à prova, não pensamos duas vezes. E, como sempre, o nosso Departamento de Investigação e Desenvolvimento lançou-se ao trabalho e criou uma solução à medida do cliente. Descubra tudo sobre este desafio de peso:

Quem é este cliente?
Ferpinta
Fundada em 1962, a Ferpinta é um grupo empresarial português que tem como core business a produção e comercialização de tubos de aço e outros materiais siderúrgicos. 
Ao longo das suas várias décadas de existência, tem vindo a consolidar-se, a nível nacional e europeu, como uma multinacional de referência naquele que é o seu principal setor de atividade. Está, neste momento, presente um pouco por todo o país com as suas filiais Ferro, mas não deixa de marcar também presença internacionalmente. As exportações para 34 mercados mundiais, entre os quais se encontram países como Espanha, Angola, Moçambique e Costa do Marfim, representam, hoje em dia, cerca de 60% do volume de negócios da Ferpinta.
O seu sucesso deve-se, em grande parte, ao seu posicionamento ético, ao foco na fidelização dos clientes e ainda à sua capacidade de inovação e adaptação rápida às exigências do mercado, que são vistas, acima de tudo, como oportunidades para o crescimento do grupo.

Que desafio nos foi apresentado?
Proprietária de uma rede de sete unidades de distribuição e centros de serviços de produtos siderúrgicos em Portugal, a Ferpinta utiliza básculas de pesar camiões para calcular o peso da carga dos veículos que entram e saem das suas filiais Ferro. Em cada uma delas, era necessário pesar os veículos com as suas cargas de material metalúrgico e fazer um controlo manual das matrículas e outras especificidades dos camiões, num processo moroso que ocupava bastante tempo. 
Como tal, procurando sempre aumentar a sua capacidade de resposta face às atuais necessidades do mercado, a empresa resolveu, em 2018, adquirir uma solução de pesagem inovadora que agilizasse o dia a dia nestas unidades.
O desafio foi então apresentado à Balanças Marques, que prontamente se debruçou sobre o projeto para encontrar uma forma de facilitar a pesagem e o processamento de veículos nas filiais de distribuição do grupo.

Qual foi a solução que nós apresentamos?
Perante o desafio apresentado pela Ferpinta, a equipa de desenvolvimento da Balanças Marques trabalhou sobre a tradicional báscula de pesar camiões para a adaptar às diversas necessidades dos centros de serviço Ferro. 
Hoje, nas suas unidades de distribuição, é possível encontrar uma solução de pesagem inovadora, que usa as mais recentes tecnologias a favor da otimização de processos. 
Integrada com um sistema de deteção automática de matrículas, a báscula de cada uma destas filiais permite agora um registo mais fácil e rápido dos veículos por ela pesados, mecanizando e agilizando o processamento dos camiões que entram e saem do local. A nova plataforma vem ainda garantir uma maior fiabilidade, uma vez que tornou possível a comparação entre o peso teórico faturado pela Ferpinta e o peso real da carga, uma informação de grande valor para o grupo. 
Além disso, numa medida que se pretende ser um fator facilitador também para os clientes da Ferro, esta báscula-ponte inclui a instalação e ligação com mupis que permitem uma maior interatividade com os condutores dos camiões, que passam, deste modo, a ter acesso a um guião e a vários dados acerca da pesagem do seu veículo. 
Todas estas alterações realizadas à nossa tradicional plataforma de pesagem de camiões permitiram assim que o grupo alcançasse os seus objetivos e vêm realmente facilitar e otimizar o processo de pesagem nas filiais Ferro. O grupo Ferpinta está, portanto, muito satisfeito com a solução apresentada e com a sua decisão de trabalhar em parceria com a Balanças Marques. 
 

DESAFIOS DE PESO: O CASO DA FERPINTA