Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

BALANÇAS E ESPAÇOS COMERCIAIS: ALGUMAS LEIS A CUMPRIR

Aos olhos dos leigos no assunto, as balanças e os negócios de retalho têm uma relação simples: umas servem para pesar os produtos que os outros vendem, e fica tudo por aí. Mas não é bem assim. Quando falamos na utilização de equipamentos de pesagem para fins comerciais, há muitos procedimentos e leis a cumprir.

As balanças que nos habituamos a ver pesar todo o tipo de produtos, em talhos, peixarias, supermercados e frutarias, são, de acordo com a legislação, “instrumentos de pesagem não automáticos” utilizados para a “determinação da massa para as transações comerciais”. E, portanto, estão enquadrados em diretivas da União Europeia que as obriga a respeitar uma série de regras – desde o seu fabrico e até ao fim da sua vida útil num negócio de retalho. 

Portanto, por trás de um processo de todos os dias, aparentemente simples, há, de facto, muito que se lhe diga – sobretudo para que se possa proteger o consumidor:

Antes da chegada aos espaços comerciais
Ainda antes de servirem o seu propósito no comércio a retalho, as balanças já têm de respeitar várias regras e fazer-se acompanhar, obrigatoriamente, de alguns documentos oficiais. 
Além de lotes, números de série e da habitual documentação técnica, os fabricantes de instrumentos de pesagem para fins comerciais têm de emitir (ou pedir a emissão de) uma declaração UE de conformidade, bem como acrescentar-lhes a marcação CE e a marcação metrológica suplementar. Isto é, não sem antes seguirem os procedimentos esperados no fabrico das balanças e assegurarem que cada uma cumpre os requisitos previstos para desempenharem o seu trabalho com fiabilidade.
Aos distribuidores, cabe o papel de se certificarem que os equipamentos saem da fábrica sem qualquer risco aparente e, claro, com toda essa documentação exigida pela lei. Já para não falar de que têm também o dever de garantir as condições de armazenamento e transporte adequadas para manter o bom funcionamento das balanças.

Durante o tempo de serviço em espaços comerciais
Assim que começam o seu trabalho em espaços comerciais, as balanças estão sujeitas a inspeções para assegurar que tudo está a funcionar em conformidade com a lei. Portanto, além dos parâmetros exigidos desde o início (como a marcação CE), os instrumentos de pesagem devem também ter o controlo metrológico legal em dia. 
Quer isto dizer que estes equipamentos usados no comércio a retalho devem ter sido sujeitos à verificação periódica obrigatória no prazo determinado na diretiva europeia. Um procedimento que tem de ser levado a cabo por uma entidade certificada pela instituição que tutela o assunto, no país em questão – no caso de Portugal pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ). Usualmente, esta verificação periódica é anual, não sendo, no entanto, feita no ano em que a balança recebe a declaração UE de conformidade e em anos em que o instrumento tenha sido alvo de reparações.
Se, por qualquer motivo, a verificação revelar mais do que os “erros máximos admissíveis” por lei, o espaço comercial tem de proceder à reparação da balança e não poderá utilizá-la até que seja sujeita a uma nova verificação.

Como se pode concluir por tudo isto, as balanças são objetos bem mais complexos do que podem parecer à primeira vista. Dependentes de muitos aspetos técnicos e  inseridas em diversas diretivas europeias, são também indispensáveis para o dia-a-dia de negócios no setor do retalho. 

Por isso, quando precisar de uma balança escolha uma marca de confiança, como a Balanças Marques (modéstia à parte) e, já agora, pode também fazer um contrato de manutenção connosco e usar os serviços do nosso laboratório de metrologia, CALLMARQUES, para que nada falhe na hora das inspeções e da verificação periódica.
 

BALANÇAS E ESPAÇOS COMERCIAIS: ALGUMAS LEIS A CUMPRIR